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001 - ALFREDO VOLPI - (1896 - 1988)
LL Mastro - ser. 67/150 - 48 x 70 - cid
Nascido em Lucca, na Itália, radicou-se em São Paulo desde a mais tenra idade. Autodidata, iniciou sua carreira como pintor decorativista e de paredes. Considerado pela crítica como um dos grandes coloristas do século XX. Foi integrante do Grupo Santa Helena.
REIS JUNIOR, pág. 378; WALMIR AYALA, vol. 2, pág. 426 e 428; JULIO LOUZADA vol.13, pág.1048; MEC. vol.4, pág. 496; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 584; ARTE NO BRASIL, pág. 684; LEONOR AMARANTE, pág. 28, Acervo FIEO. |
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002 - ALBERTO SIMÃO - (1915)
LL Natureza morta - ose - 22 x 27 - cid e d - 1989
Ativo em São Paulo, participou do Salão Paulista de Belas Artes-SP em 1967, 1968 e 1970, obtendo menção honrosa no primeiro e medalha de bronze no segundo. JULIO LOUZADA, vol. 2, pág. 954; MEC, vol. 4, pág. 285; |
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003 - ANGELO CANNONE - (1899 - 1992)
LL Marinha - osm - 20 x 28 - cie
Nascido na Itália, radicou-se no Brasil. Seu estilo liga-se ao dos Macchiajoli oitocentistas (os equivalentes italianos dos impressionistas franceses) e ao de Pratella em especial. São especialmente notáveis suas paisagens e marinhas.
WALMIR AYALA, vol. 1, pág. 168; JULIO LOUZADA vol.11, pág.54; ITAÚ CULTURAL; Acervo FIEO.
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004 - FANG, CHEN KONG - (1931)
LL Peixe - a - 30 x 40 - cid
Pintor, desenhista e gravador. Ativo em São Paulo, estudou com Y. Takaoka; expôs nos Salões de Belas Artes de São Paulo e do Rio de Janeiro, obtendo diversas premiações. Tem obras em coleções particulares e na Pinacoteca de São Paulo.
MEC, vol. 2, pág. 124; JULIO LOUZADA, vol. 1, pág. 366; TEIXEIRA LEITE, pág. 189; PONTUAL, pág. 201.; ITAÚ CULTURAL; Acervo FIEO. |
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005 - BERTONI FILHO - (1892 - 1959)
LL Pescadores - ost - 50 x 70 - cid
Pintor paisagista, filho de Angelo Bertoni, e irmão de J. Bertoni. Como seu pai, fixou temas do Rio de Janeiro, de grande valor iconográfico.
JULIO LOUZADA, vol. 1, pag. 120; ACERVO FIEO, pág. 329. |
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006 - CONSTÂNCIA NERY - (1936)
LL " Primeira Comunhão " - ost - 40 x 50 - cid e d - 1976
Com dedicatória, no dorso. -Pintora nascida em Ipiguá, SP, em 13 de maio de 1936. Inicia sua carreira artística em 1969, dedicando-se a partir de então 'a pintura. Seu trabalho recebe grande influência do folclore brasileiro, que vivenciou na infância e de ensinamentos que recebeu de Juliete Andrade e Rossini Tavares de Lima. Individuais a partir de 1991 e coletivas desde 1969, com premiações. Expôs nos EUA em diversas cidades.
JULIO LOUZADA, vol. 12 pág. 287 |
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007 - ADEVALDO MARAJÓ - (1942)
LL Aldeia Xingú - grav. 14/40 - 25 x 30 - cid - 1978
Pintor e gravador nascido na Ilha de Marajó, da qual adotou o nome, foi durante muitos anos o técnico de gravura do Atelier de Mario Gruber.
JÚLIO LOUZADA, vol. 3, pág. 674. |
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008 - DILA (DILEUSA DINIS RODRIGUES) - (1939)
LL " Salve Iemanjá " - ast - 54 x 73 - cid - 1994
Pintora e gravadora, DILA se expressa plasticamente com esse olhar brasileiro que é a sua grande marca. Sua arte não tem referência entre os "naifs" nem entre os primitivistas do mundo inteiro. Ela é única." Trecho do crítico maranhense Ubiratan Teixeira.
JULIO LOUZADA, vol. 7 - pág. 221; ITAÚ CULTURAL. |
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009 - ERNANI PAVANELI - (1942)
LL " Manhã de Primavera " - ost - 40 x 40 - cid - 1984
Nasceu em São João de Nepomuceno, MG. A partir de 1980 dedica-se exclusivamente à pintura. Expôs coletivamente em 1982, seguindo-se diversas outras e individualmente expõe a partir de 1983, inclusive na Espanha, com igual sucesso de público e de crítica. Sua técnica é o pontilhismo, à maneira de Seurat, mas com cores puras e meios-tons. Reside e é ativo na cidade do Rio de Janeiro
ARTE NAIF NO BRASIL, pág. 222 |
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010 - EMILIANO DI CAVALCANTI - (1897 - 1976)
LL Mulher sentada - ser. 76/120 - 50 x 40 - cid
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo (Rio de Janeiro RJ 1897 - idem 1976). Pintor, ilustrador, caricaturista, gravador, muralista, desenhista, jornalista, escritor e cenógrafo. Inicia sua carreira artística como caricaturista e ilustrador, publicando sua primeira caricatura em 1914, na revista Fon-Fon. Em 1917, reside em São Paulo, onde freqüenta o curso de Direito no Largo São Francisco e o ateliê de Georg Elpons (1865 - 1939). Convive com artistas e intelectuais paulistas como Oswald de Andrade (1890 - 1954) e Mário de Andrade (1893 - 1945), Guilherme de Almeida (1890 - 1969), entre outros. Em 1921, ilustra A Balada do Enforcado, de Oscar Wilde (1854 - 1900), e publica o álbum Fantoches da Meia-Noite, editado por Monteiro Lobato (1882 - 1948). É o idealizador e o principal organizador da Semana de Arte Moderna de 1922, na qual expõe 12 obras. Em 1923, faz sua primeira viagem à França, onde atua como correspondente do jornal Correio da Manhã. Em Paris, freqüenta a Academia Ranson, instala ateliê e conhece obras, artistas e escritores europeus de vanguarda como, Pablo Picasso (1881 - 1973), Georges Braque (1882 - 1963), Fernand Léger (1881 - 1955), Henri Matisse (1869 - 1954), Jean Cocteau (1889 - 1963) e Blaise Cendrars (1887 - 1961). Volta a São Paulo em 1926, trabalha como jornalista e ilustrador no jornal Diário da Noite. A estada em Paris marca um novo direcionamento em sua obra. Em 1938 viaja a Paris, onde trabalha na rádio Diffusion Française nas emissões Paris Mondial. Retorna ao Brasil em 1940, trabalha como ilustrador, e publica poemas e memórias de viagem. Em 1972, seu álbum 7 Xilogravuras de Emiliano Di Cavalcanti é editado pela Editora Chile.
REIS JR., págs. 378/379; TEODORO BRAGA, pág. 82; MEC, vol. 2, págs. 53 e 54; PONTUAL, págs. 176 a 178; WALMIR AYALA, vol. 1, págs. 256 e 257; ART SALES, vol.1, pág. 207; ITAU CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 446; LEONOR AMARANTE, pág. 12, Acervo FIEO. |
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011 - FRANCISCO PROHANE - (1921)
LL " Um dia no mês de Fevereiro " - ost - 70 x 120 - cid - 1987
Nascido no Piemonte, Itália, na cidade de Santa Vitória, Prohane imigrou para o Brasil em 1931, com a família. Recebeu orientação de Osvaldo Fuoco, Osvaldo L. Siqueira e Francisco Cuoco. Em agosto de 1983 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito das Artes Plásticas e em dezembro do mesmo ano, a de Cavaleiro Oficial. Considerado pintor do campo, Prohane é remanescente do grupo de artistas que pintam ao natural. Também é conhecido como um dos maiores pesquisadores do folclore brasileiro.
JULIO LOUZADA vol.10, pág.715; Acervo FIEO. |
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012 - HENRY VITOR - (1939)
LL Surreal - ost - 41 x 51 - cid - 1979
Pintor e gravador mineiro de Guaxupé, onde nasceu a 2 de abril de 1939. Reside e é ativo na cidade de São Paulo SP. Autodidata, fez cursos de Jornalismo, Propaganda e Comunicações. Expôs individualmente nos anos de 1972, 1973, 1984 e 1991 em São Paulo SP. Coletivas a partir de 1971, inclusive no exterior. "Há elementos que revelam o ingênuo mas nem sempre permitem ajuizar se a obra é crítica ou artesanal. O autodidatismo, como o de Vitor, é uma constante. Expressa uma visão pessoal da realidade ou configurações de sonho. Retrata a vida filtrada, livremente, pelos olhos de cada um e interpretada por um sentimento intrínseco. " Jorge Anthonio, in HENRY Vitor: pinturas. Apresentação de Jorge Anthonio. São Paulo: Galeria Jacques Ardies, 1991. HENRY Vitor: pinturas. Apresentação de Jorge Anthonio. São Paulo: Galeria Jacques Ardies, 1991.
JULIO LOUZADA, vol.11, pág.145, MEC,vol.4, pág.49; ITAÚ CULTURAL. |
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013 - NICOLA PETTI - (1904 - 1983)
LL Descanso - g - 37 x 56 - cid
Ativo em São Paulo, foi também excepcional desenhista, aluno nesta capital, do pintor e professor alemão Georg Ficher Elpons; participou assiduamente do Salão Paulista de Belas Artes, desde sua inauguração em 1933, onde foi muito premiado.
MEC, vol. 3, pág. 393; JULIO LOUZADA, vol. 10, pág. 685; ITAU CULTURAL, Acervo FIEO. |
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014 - INNOCÊNCIO BORGHESE - (1897 - 1985)
LL " Guarulhos " - ose - 20 x 30 - cid - 1970
Pintor e professor paulista, participante do Salão Paulista de Belas Artes, de 1935 a 1961. Diversas exposições individuais e coletivas, com muitas premiações. Pintou muitas paisagens tendo como tema a cidade de São Paulo.
TEODORO BRAGA, pág 56; MEC, vol. 1, pág. 251; Acervo FIEO. |
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015 - JOSAFÁ NEVES - (1971)
LL " Maternidade " - ost - 70 x 90 - cid e d - 2003
Começou a desenhar no asfalto com giz, no papel, na parede do quarto e daí não parou mais. Em 1979 mudou-se com os seus pais e irmãos para Goiânia. Aos 12 anos, já trabalhava como arte-finalista em agência de comunicação e, aos 15, como ilustrador.
Participou de performances e de exposições coletivas e individuais com óleo sobre tela, escultura e cerâmica. Foi selecionado em vários concursos e salões. Atualmente, dedica-se seu tempo integral à arte. |
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016 - ABELARDO ZALUAR - (1924 - 1987)
LL Composição - g - 28 x 20 - cid
Desenhista, pintor e professor. Frequentou a antiga ENBA, de 1944 a 1948. Participou do I ao XII e do XV SNAM (entre 1952 e 1966/ prêmio de viagem ao estrangeiro em 1963.). Realizou exposições individuais no MNBA (1947) e na Galeria Ambiente (São Paulo, 1960), Museu de Arte de Belo Horizonte (1960), Instituto de Belas Artes de Porto Alegre (1961), Petite Galerie-GB (1962). Sua obra experimentou uma simplificação de traços de tendência geometrizante, levando Frederico Morais a comentar a seu respeito em 1969; "Não se pensem que Zaluar, por ser um partidário da ordem, afaste deliberadamente o imprevisto, a contribuição do acaso, o vôo poético (...) seus últimos trabalhos fazem lembrar, na monumentalidade silenciosa da forma despojada, o mundo futuro do espaço cósmico, das estruturas moventes, das plataformas que se acoplam ou se dividem numa metamorfose constante". Encontra-se representado no acervo do MNBA, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte de Belo Horizonte.
WALMIR AYALA, vol. 2, pág. 449/50; MEC, vol. 4, pág. 527; PONTUAL, pág. 556; TEIXEIRA LEITE, pág. 546; ITAU CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 682; ARTE NO BRASIL, pág. 934; LEONOR AMARANTE, pág. 218. |
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017 - ROBERTO GABRIEL CRIVELLÉ - (1936)
LL Modelo - m em b 88/300 - h = 7 - as.
Importante escultor catalão, natural de Barcelona, radicado no Brasil. Criou e executou o Prêmio Miguel de Cervantes, concurso literário patrocinado pela Embaixada da Espanha. A partir de 1972 participa de importantes coletivas e, a partir de 1979 expõe individualmente em todo o País. Possui extenso e significativo curriculum de exposições e prêmios. Conquista em 2003 a Grande Medalha de Ouro, no 54º Salão Paulista de Belas Artes.
JULIO LOUZADA vol. 10 pag. 246 e 247 |
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018 - DAREL VALENÇA LINS - (1924)
LL Galo - a - 26 x 18 - cid
Este importante pintor, gravador, desenhista e professor, conquistou em 1957, no SNAM, o prêmio de viagem ao estrangeiro, voltando a ser contemplado na VII Bienal de São Paulo, como o melhor desenhista nacional. Foi aluno de Henrique Oswald e recebeu aconselhamento técnico de Goeldi.
MEC vol.3, pág. 18; PONTUAL, pág.160/161; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 715; ARTE NO BRASIL, pág. 839; LEONOR AMARANTE, pág. 125; Acervo FIEO. |
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019 - GILDA LISBOA - (XX)
LL Barcos - ost - 80 x 60 - cid
Carioca, nascida de família tradicional, bisneta do almirante Tamandaré, Gilda Lisboa se projetou como artista plástica na década de 40, atuando principalmente no Rio de Janeiro. Estudou desenho com Eurico Alves e pintura na Sociedade Brasileira de Belas Artes. Nos anos 60 realizou importantes exposições individuais. Foi detentora de vários e significativos prêmios.
JULIO LOUZADA, vol. 1 pág. 545 e 546 |
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020 - SALVADOR SANTISTEBAN - (1919 - 1995)
LL Retrato de Angelo Simeone - dc - 43 x 30 - cid
Pintor e desenhista nascido em Sorocaba, SP. Foi aluno de Angelo Simeone na Associação Paulista de Belas Artes. Participou de diversas exposições coletivas, realizando outras tantas individuais. Recebeu premiações nos salões que participou a partir de 1948 até 1993. Em 1972 fez turnê artística pela Europa na companhia dos pintores: Omar Pellegatta, Giancarlo Zorlini, Salvador Rodrigues Junior, Carnelosso e Angelo Simeone. Possui obras em diversos museus paulistas.
JULIO LOUZADA vol. 3, pág. 1017; Acervo FIEO. |
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021 - ROBERTO DE LAMONICA - (1933 - 1995)
LL Composição - grav. - 91 x 60 - cid
Gravador, pintor e professor. Inicia seus estudos na Escola de Belas Artes de São Paulo. Trabalha no Museu de Arte de São Paulo sob orientação de Poty e Darel; mais tarde, estuda gravura com Renina Katz. Em 1958, muda-se para o Rio de Janeiro e estuda com Orlando da Silva no Liceu de Artes e Ofícios. No ano seguinte, aperfeiçoa-se com Johnny Friedlaender no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 1963, é convidado para lecionar na Escola de Belas Artes de Minneapolis, Estados Unidos. Em 1965, recebe a Bolsa Guggenheim e, no ano seguinte, vai para Nova York onde leciona gravura em várias instituições, como a New School for Social Research e a Art Students League. De 1982 a 1984, dirige o atelier de gravura da Universidade de Sydney. ITAÚ CULTURAL; JULIO LOUZADA, vol. 1, pág. 521.
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022 - MENASE WAIDERGORN - (1927)
LL Ouro Preto - ost - 40 x 50 - cid
Romeno da cidade de Hotin, Waidergorn veio para o Brasil em 1932, onde seus pais fixaram residência em São Paulo. Ingressou na APBA, onde conheceu Mecatti, que muito o estimulou e orientou, dele assimilando a luminosidade da pintura peninsular muito a gosto do ottocento italiano. Sua pintura aborda todos os gêneros, baseadas tanto nas recordações da infância pobre como nas lembranças das viagens que fez ao norte da Africa e Europa. Participou de diversos salões e coletivas, recebendo diversas premiações
JULIO LOUZADA vol.11, pág. 330; Acervo FIEO. |
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023 - GUIMA - (1927 - 1993)
LL Figuras fantásticas - tm - 18 x 23 - cie - 1967
Pintor e desenhista de mérito invulgar, Guima era paulista de Taubaté, residiu por muitos anos no Rio de Janeiro e praticava o figurativismo expressionista, por vezes eivado de notas líricas, de outras descambando para o fantástico.
MEC, vol. 2, pág. 306; PONTUAL, pág.257; WALMIR AYALA, vol. 1, págs. 377/8; JULIO LOUZADA, vol. 10, pág. 407; ITAÚ CULTURAL. |
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024 - AUTOR DESCONHECIDO, SÉC. XIX -
LL Veneza - osm - 18 x 39 - n/as.
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025 - MARIO ZANINI - (1907 - 1971)
LL Igreja - dc - 45 x 32 - cid - 1965
Fez parte da Família Artística Paulista, grupo com o qual expôs. Notáveis foram suas paisagens, tendo José Geraldo Vieira afirmado ser ele "o pintor da paisagem paulistana".
MEC, vol. 4, pág. 531; PONTUAL, pág. 557; TEODORO BRAGA, pág. 250; WALMIR AYALA, vol. 2, pág. 451; ITAU CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 586; ARTE NO BRASIL, pág. 778; LEONOR AMARANTE, pág.38; Acervo FIEO. |
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026 - ANGELO CANTÚ - (1881 - 1955)
LL Mulher - ost - 63 x 50 - csd - 1910
Com estudo no dorso. -Italiano de Milão, onde nasceu a 3 de agosto de 1881. Frequentou a Academia de Brera, daquela cidade, sob a orientação de Cesar Tallone. Grande retratista, ganhou notoriedade face a esta sua especialização. Participou de 1908 endiante a todas as Bienais de Brera e 'as Quadrienais de Torino. Nos anos de 1913, 1914 e 1921, expôs com grande sucesso no Brasil, nas cidade de São Paulo, Santos e Rio de Janeiro. Lecionou pintura no Rio de Janeiro.
TEODORO BRAGA, pág. 64; LAUDELINO FREIRE, pág. 518; REIS JR., pág. 377; MEC, vol. 1, pág. 336; ART PRICE ANNUAL 2000, pág. 394; JÚLIO LOUZADA, vol. 1, pág. 209; ITAÚ CULTURAL. |
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027 - SERGIO TELLES - (1936)
LL " Centro de SP " - ost - 46 x 38 - cid - 2007
Com certificado de autenticidade firmado pelo artista. -Pintor, professor e diplomata, estudou pintura na ENBA/Rio; foi discípulo de Levino Fanzeres, Paul Gagarin, Rodolpho Chambelland e Paschoal Valente. Artista de renome internacional, consagrou-se pela sua requintada técnica de composição e domínio da cor. Com exposição retrospectiva programada para o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 2009.
TEIXEIRA LEITE, pág. 503; MEC, vol. 4, pág. 380; JULIO LOUZADA, vol. 11, pág. 319; ITAÚ CULTURAL. Acervo FIEO. |
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028 - JOHN GRAZ - (1891 - 1980)
LL Anunciação - dn - 20 x 14 - cid
Com certificado de autenticidade do Instituto John Graz. -Pintor suíço, estudou em Genebra, Munique e Paris. Casando-se com a brasileira Regina Gomide em 1920, fixou-se no Brasil, de onde não mais sairia. Foi um dos integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922. Sua arte alia decorativismo e estilização.
TEODORO BRAGA, pág. 112; PONTUAL, pág. 251; MEC, vol. 2, pág. 283; ITAU CULTURAL.; WALTER ZANINI, pág. 530; ARTE NO BRASIL, pág. 672; LEONOR AMARANTE, pág. 200, Acervo FIEO. |
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029 - ALICE GONSALVES - (1901 - 1987)
LL Natureza morta - osm - 37 x 46 - cid
Pintora paulista, com diversas participações em exposições coletivas nacionais. Recebeu menção honrosa no Salão Paulista de Belas Arte de 1949. MEC, vol. 2, pág. 276; JULIO LOUZADA, vol, 5 pág 447 |
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030 - MANOEL SANTIAGO - (1897 - 1987)
LL Paisagem - ost - 38 x 46 - cie e d
Nascido em Manaus, pioneiro mundial da arte não-figurativa (a qual já praticava desde 1916), Santiago estudou no RJ com Visconti, e foi o principal responsável pelo Núcleo Bernardelli, no qual se formaram tantos dos melhores artistas do Modernismo carioca. Sua arte é um neo-impressionismo de belo colorido e opulentos efeitos de textura.
PRIMORES DA PINTURA NO BRASIL, vol. 1, pág. 241; TEODORO BRAGA, pág. 211/212; Catálogo da Exposição de Paisagem Brasileira, MEC-MNBA / /Rio/1944; MAYER/84, pág. 1158; REIS JR., pág. 378; PONTUAL, pág. 473; WALMIR AYALA, vol. 2, pág. 292; ITAÚ CULTURAL, Acervo FIEO. |
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031 - DIONISIO DEL SANTO - (1925 - 1999)
LL Figuras - g - 16 x 11 - cid
Pintor, desenhista, gravador e serigrafista, nasceu em Colatina-ES, e faleceu em Vitória, naquele mesmo Estado. Autodidata. Em 1975, recebe o Prêmio de Melhor Exposição de Gravura do Ano, da APCA. Participou da 9ª Bienal Internacional de São Paulo, 1967 (Prêmio Itamarati Aquisição) e do Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro, 1968 (Prêmio Isenção do Júri).
JULIO LOUZADA vol.11, pág. 88; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 682; ARTE NO BRASIL, pág. 934. |
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032 - COLETTE PUJOL - (1913 - 1999)
LL Casario - ose - 33 x 24 - cie
Esta premiadíssima pintora e professora paulistana, recebeu as suas primeiras aulas de desenho e pintura de Antonio Rocco e de Lucília Fraga, ainda na capital paulista. Residindo em Salvador, freqüentou a Escola de Belas Artes, onde foi aluna de Presciliano Silva (1942 a 1944); a partir de 1946 até 1949, estudou na Europa. Possui obras em museus brasileiros.
PONTUAL, pág. 440; MEC, vol. 3, pág. 438; TEODORO BRAGA, pág. 73; ITAÚ CULTURAL; Acervo FIEO. |
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033 - ALDEMIR MARTINS - (1922 - 2006)
LL Gofinho - e em fib. - 63 x 20 - as. - 2006
Com certificado de autenticidade do Estudio Aldemir Martins. -Desenhista, pintor e gravador. Viveu em São Paulo a partir de 1946, após rápida permanência no Rio de Janeiro (1945). Um dos fundadores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas. Participou da I à IV Bienal de São Paulo, premiado na Bienal de Veneza e MAM-RJ, 1951, 1953 e 1957, prêmio de melhor desenhista nacional. Dedicou-se a temas do nordeste (cangaceiros, rendeiras, retirantes), passando depois a retratar peixes, gatos, cabras, galos, flores e frutas do Brasil; sua obra caracteriza-se pelo traço múltiplo e variado.
MEC, vol. 3, pág. 78, PONTUAL, págs. 342/343; ARTE NO BRASIL, vol 2, pág. 1051; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 637; LEONOR AMARANTE, pág. 18; Acervo FIEO. |
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034 - MARIA DA PAZ MECATTI - (1918 - 1976)
LL Natureza morta - ost - 100 x 70 - cid
Natural dos Açores, Portugal, onde nasceu a 11 de outubro de 1918, vindo a falecer em São Paulo, em 4 de setembro de 1976, onde foi ativa. Foi casada com o pintor Dario Mecatti. Disfrutou de reconhecimento nacional e internacional, com unanimidade de critica e de público. Expôs suas obras a partir de 1938, na Europa, e também nas cidades de Buenos Aires, Lisboa, Florença e São Paulo. |
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035 - WALDOMIRO DE DEUS - (1944)
LL Saci pererê - ast - 50 x 40 - cid e d - 1986
Com etiqueta do Atelier do artista, no dorso. -Baiano de Boa Nova, Waldomiro de Deus é pintor e gravador. Em São Paulo desde 1960, expunha seus trabalhos nas praças da capital. Expõe em espaços oficiais desde 1965, inclusive no exterior. Ao todo já realizou mais de 100 exposições, com sucesso de crítica e de público. O seu trabalho mescla o misticismo religioso afro-baiano com elementos do cotidiano.
ARTE NAIF NO BRASIL, pág. 239; ITAÚ CULTURAL, Acervo FIEO. |
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036 - ANATOL WLADISLAW - (1913 - 2004)
LL Composição - tm - 35 x 49 - cid - 1975
Pintor e desenhista nascido em Varsóvia, Polonia; faleceu em São Paulo, aos 91 anos de idade. No Brasil desde 1930, fixou residência em São Paulo, naturalizando-se brasileiro. Dedicou-se à pintura e ao desenho a partir de 1946, participando da I à IX Bienal, recebendo diversas premiações. Formado em engenharia no Mackenzie, tornou-se um dos pioneiros da arte abstrata, participando ativamente do movimento Ruptura, ao lado de Valdemar Cordeiro, Lothar Charoux e Luiz Sacilotto. Figura no acervo do MAM-RJ e MNBA de Buenos Aires.
JULIO LOUZADA, VOL, 4, pág, 1177. MEC, VOL, 4 pág, 512. TEIXEIRA LEITE, pág, 544. WALMIR AYALA, VOL 2. pág, 442; PONTUAL, pág. 553; ITAÚ CULTURAL; ARTE NO BRASIL, pág. 921. |
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037 - JOSÉ ANTONIO DA SILVA - (1909 - 1996)
LL Paisagem - psa - 15 x 15 - cid e d - 1988
Considerado por muitos críticos e colecionadores como o mais típico dos nossos pintores ingênuos, Silva foi o intérprete da cena rural de São Paulo, num estilo expontâneo em que assomam, por vezes, soluções plásticas inesperadas.
MEC, vol. 4, pág. 256; PONTUAL, pág. 493 e 494; TEIXEIRA LEITE, pág. 478; JULIO LOUZADA, vol. 2, pág. 958; ARTE NO BRASIL, vol. 2, pág. 958; BENEZIT, vol. 9, pág. 602; ARTE NAIF NO BRASIL, pág. 227; ITAU CULTURAL; LEONOR AMARANTE, pág. 171; Acervo FIEO. |
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038 - OSWALDO GOELDI - (1895 - 1961)
LL Puxando a rede - dn - 14 x 21 - cid
Desenhista, gravador e professor, nascido no Rio de Janeiro, filho de Emilio A Goeldi, naturalista suiço. A partir dos seis anos estudou na Suiça. Sua obra sofreu influência do expressionista austríaco Alfred Kubin. Retornando ao Brasil em 1919, realizou no Rio de Janeiro sua primeira exposição em 1921, no Liceu de Artes e Ofícios. Publicou albuns e ilustrou diversos e importantes livros. É artista altamente conceituado no País e no exterior, tendo merecido diversas homenagens póstumas, inclusive em filme.
PONTUAL pág. 240; JULIO LOUZADA vol.11, pág130; MEC vol. 2, pág.271; ITAU CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 521; ARTE NO BRASIL, pág. 672; Acervo FIEO. |
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039 - CARYBÉ - (1911 - 1997)
LL Mulheres - dn - 29 x 21 - cid
Reproduzido na pág. 91 no livro " Carybé - as sete portas da Bahia ", livraria Martins Editora - São Paulo. -Desenhista, gravador, pintor e escultor, radicado na Bahia. Sua arte é lírica, de boa técnica, baseada no povo, que lhe forneceu o melhor da sua temática.
PONTUAL, pág. 116; WALMIR AYALA, vol. 1, pág. 180 e 181; TEIXEIRA LEITE, págs. 111 e 112; MEC, vol.1, pág. 355; BENEZIT, vol. 2, pág. 524; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 717;ARTE NO BRASIL, pág. 874; LEONOR AMARANTE, pág. 63; Acervo FIEO. |
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040 - GENTIL GARCEZ - (1903 - 1992)
LL Mar revolto - ost - 80 x 120 - cid
Sua primeira individual deu-se em 1922. Participou assiduamente de certames artísticos realizados em São Paulo e em outras cidades do País.
TEODORO BRAGA, pág. 105; MEC, vol. 2, pág. 240/241; JULIO LOUZADA, vol 1, pág. 410; ITAÚ CULTURAL; Acervo FIEO. |
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041 - GUIOMAR FAGUNDES - (1893 - 1975)
LL Flores - ost - 45 x 65 - cie
Pintora e aquarelista natual de São Paulo, Capital. Seu primeiro mestre foi Oscar Pereira da Silva, em SP e depois Angelo Cantu, que a aconselhou a ir para Milão, aperfeiçoar-se. Também estudou na França e Portugal, onde fez exposição de suas obras, obtendo sucesso de público e de crítica. Exerceu a profissão e lecionou até os últimos anos de vida.
JULIO LOUZADA, vol. 2, pág. 381/382 |
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042 - J. CARLOS - (1884 - 1950)
LL Egípcia - dn - 27 x 17 - cid
Nasceu e faleceu no Rio de Janeiro. Foi pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista. Realizou mais de cem mil desenhos, não se conhecendo um único ruim. Observador arguto, retratou com maestria e humor o cotidiano de sua cidade natal, da qual, consta, ausentou-se por duas únicas ocasiões.
JULIO LOUZADA vol. 10, pág. 181; CARICATURISTAS BRASILEIROS, de Pedro Corrêa do Lago, pág. 74; WALTER ZANINI, pág. 448; ARTE NO BRASIL, pág. 646. |
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043 - AUTOR DESCONHECIDO, SÉC. XIX - XX -
LL Cão - e em b - h = 7 - n/as.
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044 - ARLINDO CASTELANE DI CARLI - (1910 - 1985)
LL Natureza morta - ose - 20 x 30 - cid
Ex-coleção Lucydio Ceravolo - São Paulo. Com número 781 do Atelier do artista, no dorso. -Pintor e escultor. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde foi aluno de José Maria da Silva Neves e de Enrico Vio. Suas primeiras realizações foram na pintura. Mais tarde passou a dedicar-se também à escultura. Sofreu influência do pintor Armando Balloni. Em 1942, estreando no SPBA, recebeu prêmio de menção honrosa, seguindo-se nos anos posteriores, diversas premiações, inclusive de viagem ao estrangeiro.
MEC, vol. 1, pág. 355; WALMIR AYALA, vol.1, págs. 183 e 184; ITAÚ CULTURAL. |
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045 - TORQUATO BASSI - (1880 - 1967)
LL Pescador - ost - 50 x 65 - cie
Nascido em Ferrara / Itália, veio para o Brasil ainda muito jovem, fixando-se em São Paulo, onde desenvolveu sua vida artística. Participou durante anos do Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro, Salão Paulista de Belas Artes e de mostras de pintores italianos. Tem obras na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu Paulista de Belas Artes.
TEODORO BRAGA, pág. 47; PONTUAL, pág. 58; MEC, vol. 1, pág. 188; WALMIR AYALA, vol. 1, pág. 89; ITAÚ CULTURAL; Acervo FIEO. |
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046 - JOSÉ MARQUES CAMPÃO - (1892 - 1949)
LL Vendedores de flores no Teatro Municipal - a - 45 x 59 - cie - 1936
Excelente paisagista paulistano, aluno de Oscar Pereira da Silva, da Academia Julian - Paris, e da Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, entre 1912 e 1918. Foi membro da Comissão de Orientação Artística de São Paulo em 1944. Expôs no Salão dos Artistas Franceses e em diversas exposições coletivas e individuais.
TEODORO BRAGA, pág. 61/62; PONTUAL, pág. 102; MEC, vol. 1, pág. 331; REIS JR., pág. 374; WALMIR AYALA, vol. 1,pág. 160; ITAU CULTURAL, Acervo FIEO. |
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047 - ERICO DA SILVA - (1932 - 2004)
LL " Esperança " - ost - 130 x 80 - cid e d - 1976
Nascido em Itajaí, SC. Participou de diversos salões nacionais de arte moderna, recebendo diversas premiações, inclusive de aquisição. A partir de 1970 realiza pesquisas no campo do objeto.
JULIO LOUZADA vol. 11, pág. 299; PONTUAL pág. 491; MEC vol. 4, pág. 249; ITAU CULTURAL; Acervo FIEO. |
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048 - ANTONIO MAIA - (1928 - 2008)
LL " São Francisco " - ast - 33 x 41 - cie e d - 1982
Com etiqueta de Oscar Seraphico Galeria de Arte - Brasília/DF, no dorso. -Natural de Carmópolis, SE. Pintor e desenhista. Radicado no Rio de Janeiro desde 1955. Em 1959 fez suas primeiras apresentações em coletivas. Estreou no SNAM, obtendo o prêmio de viagem ao exterior (1969). Pertencente àquele grupo de artistas que organizam seu trabalho em torno de valores culturais vindos da expressão popular, o artista assumiu como um dos temas de sua pintura a imagem do ex-voto., escultura religiosa de caráter popular e votivo. O ex-voto representa, para o artista, um ponto de partida na realização de uma paisagem brasileira sem conotações urbanas. É uma pintura em que o mundo dos homens é construído pelos homens e por suas criações. O artista empresta às figuras com que trabalha, os ex-votos, conotações de análise ideológica, e o faz sem palavras, apenas pela força da presença visual. Figurou em diversas coletivas nacionais e internacionais, conquistando prestigio de critica e público.
MEC vol.3, pág.42; PONTUAL, pág. 330 e 331; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 697; Acervo FIEO.
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049 - EMILIANO DI CAVALCANTI - (1897 - 1976)
LL Mulheres - dn - 20 x 16 - cid
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 010 deste catálogo. |
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050 - SYLVIO PINTO - (1918 - 1997)
LL Pescadores - ose - 28 x 35 - cid
Reproduzido sob o n.° 131 em catálogo de leilão de Renot - São Paulo. -Freqüentou o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, lá recebendo suas primeiras noções de desenho. Mais tarde, recebe lições do pai - o Pinto das Tintas. Conheceu Pancetti na casa paterna. Em 1938 estudou no Núcleo Bernardelli e a partir de 1940 dedica-se exclusivamente à pintura. Participou de vários Salões de Belas Artes, recebendo inúmeros prêmios.
MEC, vol. 3, pág. 419, Acervo FIEO. |
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051 - BUSTAMANTE SÁ - (1907 - 1988)
LL Paisagem de Miguel Pereira - RJ - ost - 50 x 70 - cid e d
Reproduzido na pág. 91 do livro " A Pintura de Bustamante Sá " de autoria de Quirino Campofiorito. -Natural da cidade do Rio de Janeiro, estudou na ENBA naquela cidade, onde foi aluno de Rodolfo Amoedo e Rodolfo Chambelland. Participou do Núcleo Bernardelli, do qual foi um dos fundadores em 1931. Participou de sucessivas versões do SNBA a partir de 1928, recebendo diversas premiações. Excepcional pintor do gênero paisagem.
TEODORO BRAGA, pág. 59; REIS JR. , pág. 385; MEC,vol. 4, pág. 127; WALMIR AYALA, vol. 1, pág. 145 e 147; TEIXEIRA LEITE, pág. 94; JÚLIO LOUZADA, vol. 11, pág. 47; ITAU CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 579; ARTE NO BRASIL, pág. 763; Acervo FIEO. |
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052 - ARMANDO VIANNA - (1897 - 1988)
LL Gado - ostcc - 71 x 86 - cid - 1960
Este grande pintor carioca foi discípulo de Rodolfo Chambelland e Rodolfo Amoedo na antiga Escola Nacional de Belas Artes e de Eurico Alves e Stefano Cavalaro, no Liceu de Arte e Ofícios do Rio de Janeiro. É ainda hoje, considerado um dos maiores aquarelistas brasileiros. Realizou exposições individuais e em todas as principais capitais brasileiras.
MEC vol.4, pág.470; JULIO LOUZADA vol.3, pág.186. PONTUAL pág. 538; ITAÚ CULTURAL; Acervo FIEO. |
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053 - DOMINGOS DA TRINDADE LOPES - (XX)
LL Carranca - e em mad. - h = 54 - as. - 1980 - Petrolina
Domingos da Trindade Lopes, ou Lopes de Petrolina, é genro de Ana das Carrancas e começou a trabalhar, aos 12 anos, como ajudante de marceneiro. Em 1971, veio a inspiração para as carrancas em cedro e umburana. Em 1981, Lopes participou com Ubaldino, filho de Guarany, de uma exposição no Rio de Janeiro, no Serviço de Documentação da Marinha, organizada pelo engenheiro Paulo Pardal, autor do livro Carrancas do São Francisco, em homenagem aos 99 anos do escultor baiano de Santa Maria da Vitória, bisneto de índio, Francisco Biquiba dy Lafuente Guarany (1884 - 1985). Marceneiro das margens do rio Correntes, afluente do São Francisco, fez a primeira figura de proa, em 1901, para a Barca Tamandaré. Revista Continente - Companhia Editora de Pernambuco - CEPE.
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054 - ALDEMIR MARTINS - (1922 - 2006)
LL Crustáceo - dn e a - 23 x 27 - cid - 1962
Com dedicatória. Com certificado de autenticidade do Estudio Aldemir Martins.- - Ver nota sobre o autor na descrição do lote 033 deste catálogo. |
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055 - MANABU MABE - (1924 - 1997)
LL Composição - tm - 23 x 32 - cid - 1986
Reproduzido sob o n.° 129 em catálogo de leilão de Renot - São Paulo. -Pintor autodidata, veio para o Brasil com a família em 1934, fixando-se em Lins-SP, onde trabalhou na lavoura do café; ligado ao abstracionismo informal, até a metade dos anos 50 fez pintura figurativa, especialmente paisagens e naturezas mortas; dedicou-se ainda à tapeçaria.
ARTE NO BRASIL, vol. 2, pág. 1050; TEIXEIRA LEITE, pág. 296; PONTUAL, pág. 325/6; MEC, vol. 3, pág. 13; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 644; LEONOR AMARANTE, pág. 83, Acervo FIEO. |
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056 - RENOT - (1932)
LL " Vaso erótico " - ost - 50 x 65 - csd e d - 1995 - Bahia
Tapeceiro, desenhista e pintor baiano, ativo em São Paulo desde 1978, com diversas premiações, exposições e leilões. Também atua no mercado de arte como "marchand".
JULIO LOUZADA vol.1, pág. 816, Acervo FIEO. |
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057 - OSCAR NIEMEYER - (1907)
LL Palácio da Alvorada - dn - 24 x 36 - cid
Oscar Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro. Arquiteto, gravador e urbanista. Forma-se em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes - ENBA, Rio de Janeiro, em 1934. Nesse ano, passa a freqüentar o escritório do arquiteto e urbanista Lucio Costa. Em 1936, integra a comissão criada para definir os planos da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, com a supervisão do arquiteto suíço Le Corbusier, a quem assiste como desenhista. Entre 1940 e 1944 projeta o conjunto arquitetônico da Pampulha, Belo Horizonte - MG, que se configura como um marco de sua obra, pois rompe com os conceitos rigorosos do funcionalismo e utiliza uma linguagem de formas novas, de superfícies curvas, explorando as possibilidades plásticas do concreto armado. Em 1947, é convidado pela Organização das Nações Unidas - ONU a participar da comissão de arquitetos encarregada de definir os planos de sua futura sede em Nova York. Seu projeto, associado ao de Le Corbusier, é escolhido como base do plano definitivo. No Rio de Janeiro, em 1955, funda a revista ‘Módulo’ e no ano seguinte começa a colaborar na construção da nova capital do Brasil, Brasília, cujo plano urbanístico é confiado a Lucio Costa. Participou da I e II Bienal Internacional de São Paulo. Em 1965 é realizada uma retrospectiva sua no Museu do Louvre, Paris, a primeira dedicada a um arquiteto. Projetou inúmeras obras pelo mundo e recebeu vários prêmios. O Parque Ibirapuera (1951), São Paulo, também foi um dos seus grandes projetos. ITAU CULTURAL; JULIO LOUZADA, VOL.5, PÁG.744; VOL.6, PÁG.785; MEC, VOL.3, PÁG. 263; DICIONÁRIO OXFORD; www.niemeyer.org.br.
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058 - THEODORO DE BONA - (1904 - 1990)
LL Flamboyant - osm - 18 x 24 - cid - 1949 - Rio
Natural de Morretes, PR, onde nasceu a 11 de junho de 1904, e falecido em Curitiba, PR, em 20/9/1990. Pintor e desenhista.Foi aluno de Gina Bianchi e Ercília Cecchi. Frequentou assiduamente o ateliê do pintor Alfredo Andersen, convivendo com Traple, Freyesleben, Augusto Perneta, Taborda Jr e outros artistas locais. Aperfeiçoou-se na Europa, para onde seguiu em 1927. Estudou na Real Academia de Belas Artes de Veneza, frequentando aulas de Ettore Tito e Vicenzo Stefani. No Brasil, a partir de 1936, expõe com sucesso as suas obras e leciona pintura e desenho na Escola de Belas Artes do Paraná.
JULIO LOUZADA vol. 13 pág. 44; ITAÚ CULTURAL. |
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059 - LOTHAR CHAROUX - (1912 - 1987)
LL Círculo - lito. P.A. 7/15 - 70 x 50 - cid - 1976
Pintor e desenhista austríaco, natural de Viena, transferiu-se para o Brasil em 1928, fixando residência em São Paulo, Estudou no Liceu de Artes e Ofícios da cidade, onde conheceu Valdemar da Costa, com ele fazendo aprendizado de pintura a partir de 1940. Artista estável, sua evolução não sofreu sobressaltos, uma vez formado numa linguagem linear de sensibilidade pessoal, despojada e exigente, rigorosamente artesanal.
PONTUAL, pág. 131; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI pág. 645; ARTE NO BRASIL, pág. 798; Acervo FIEO. |
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060 - NONÊ DE ANDRADE - (1914 - 1972)
LL A despedida - ost - 65 x 92 - cie
Pintor, desenhista e escritor, nascido e falecido em São Paulo, Capital. O artista era filho de Oswald de Andrade, um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna. Iniciou seus estudos em Paris, e, no Brasil, recebeu orientação de Portinari, Segall, Tarsila e Anita Malfatti, filiando-se desde então às tendências inovadoras das artes plásticas brasileiras. Expositor do SNBA-RJ e da Bienal de SP. São numerosas as referências críticas a respeito de sua obra.
MEC, vol 1 pág. 100; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 584; LEONOR AMARANTE, pág. 75, Acervo FIEO. |
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061 - TARSILA DO AMARAL - (1890 - 1973)
LL Mula sem cabeça - dn - 15 x 24 - cid - 1929
Ex coleção Ninoross Bastos Ribeiro - São Paulo. -Monstro sagrado da pintura brasileira, Tarsila é a criadora de duas das principais tendências ou movimentos de nossa arte nacionalista: o Pau Brasil (1924) e o Antropofagia. Sua arte poderia ser definida como um Cubismo adaptado às condições e ao temperamento brasileiros.
TEODORO BRAGA, págs. 220/21/22/23; REIS JR.-págs.388/89 ; WALMIR AYALA, vol. 2-págs. 365 e 367 ; MEC, vol. 4-págs. 370/71; PONTUAL, pág. 511; TEIXEIRA LEITE, pág. 492; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 389; ARTE NO BRASIL, pág. 577; LEONOR AMARANTE, pág. 24. |
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062 - ANTONIO HENRIQUE AMARAL - (1935)
LL Composição - dn e a - 13 x 21 - cid - 1962
Gravador, desenhista e pintor, foi aluno de Lívio Abramo no MAM / SP, e de Shiko Munakata, no Pratt Graphic Art, em Nova York. Artista consagrado nacional e internacionalmente.
WALMIR AYALA, vol. 1, pág. 37; MEC, vol. 1, pág. 73; PONTUAL, pág. 21;TEIXEIRA LEITE, pág. 23 a 25; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 754; ARTE NO BRASIL, pág.903; LEONOR AMARANTE, pág. 170; Acervo FIEO. |
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063 - MIGUEL DOS SANTOS - (1944)
LL Animal fantástico - cer. - 28 x 28 - cid e d - 1973
Pintor, desenhista e ceramista pernambucano da cidade de Caruaru. " ... é um ceramista ligado por raízes profundas 'a imagística popular. Suas formas (atropomorfas) e suas cores, são mais um estandarte contra a resignação e a indignidade. O onírico de suas cerâmicas é o grito mais alto dessa rica forma de arte do Nordeste" (catálogo da exposição do artista na Universidade da Bahia, em 1968)
JULIO LOUZADA, vol. 10, pág. 793; ITAÚ CULTURAL. |
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064 - MILTON DACOSTA - (1915 - 1988)
LL Vênus e Pássaro - ost - 58 x 80 - cid
Obra reentelada. Ex-coleções Ibrahim Sued; José Maria Fonseca; Dr. Elviro Roque - Rio de Janeiro. -Esse grande pintor brasileiro, que estudou com Marques Júnior na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, ingressando em seguida no Núcleo Bernardelli, onde se ligou de amizade a Pancetti, é hoje glória nacional. Sua carreira atravessou várias fases, desde a de cunho figurativo da déc. 30, ao construtivismo dos anos 50, para atingir afinal o figurativismo, das Vênus e Pássaros, passando pelas figuras esquematizadas da década de 1940.
TEODORO BRAGA, pág. 163; WALMIR AYALA, vol. 1, pág. 229; MEC, vol. 2, pág. 13; BENEZIT, vol. 3, pág.315; ITAU CULTURAL; PONTUAL, pág. 155; WALTER ZANINI, pág. 573; ARTE NO BRASIL, pág. 763; LEONOR AMARANTE, pág. 63; Acervo FIEO. |
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065 - RODOLPHO CHAMBELLAND - (1879 - 1967)
LL Inverno - ost - 80 x 57 - cie - 1900
Pintor, professor, desenhista e decorador. Inicia seus estudos em artes no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro RJ). Trabalha inicialmente realizando capas de partituras para a Casa Bevilacqua e retoques em fotografias para a Casa Bastos Dias. Em 1901, ingressa no curso livre da Escola Nacional de Belas Artes - Enba, onde é aluno de Rodolfo Amoedo (1857 - 1941), Zeferino da Costa (1840 - 1915) e Henrique Bernardelli (1858 - 1936). Em 1905, recebe o prêmio de viagem da Enba pelo quadro Bacantes em Festa e viaja para Paris no mesmo ano, onde permanece por dois anos. Em Paris, cursa a Académie Julien e estuda com Jean-Paul Laurens (1838 - 1921). Ao retornar ao Brasil realiza a primeira individual, no Rio de Janeiro, em 1908. Em 1911, viaja para Turim, Itália, acompanhado de Carlos Chambelland (1884 - 1950), seu irmão, e dos artistas João Timótheo da Costa (1879 - 1930) e do irmão Arthur Timótheo da Costa (1882 - 1922), entre outros, contratados pelo governo brasileiro para realizar a decoração do Pavilhão do Brasil na Exposição Internacional daquela cidade. Em 1916, assume a cadeira de professor de desenho de modelo vivo da Enba, cargo que exerce até 1946. Participa freqüentemente das Exposições Gerais de Belas Artes, entre 1896 e 1927, recebendo a pequena medalha de ouro, em 1912, pelo retrato de José Mariano Filho. Em colaboração com Carlos Chambelland, pinta oito painéis para a cúpula da sala de sessões do Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro em 1920. |
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066 - HENRI MATISSE - (1869 - 1954)
LL Mulher deitada - grav. 48/200 - 42 x 55 - cid
Desenhista, pintor, gravador, escultor e artista gráfico francês, Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau – Cambrésis e faleceu em Nice. Assinava Henri Matisse. Em 1891 abandonou o direito pela pintura, estudando com Bouguereau e Moreau, com quem permaneceu até 1896. Depois pintou com Marquet, conheceu Derain e Vlaminck, e, em 1905, com estes e outros amigos do estúdio de Moreau: Friesz, Manguin, Rouault e Dufy realizaram a exposição do ‘Salon d’Automne’ que deu origem ao nome ‘fauves’ (Fauvismo). Por volta de 1920, começou a ser considerado, ao lado de Picasso, como um dos maiores pintores vivos, e foi o mestre supremo das tendências artísticas que se caracterizaram pelo padrão caligráfico e pelo uso abstrato de cores puras. Trabalhou até o fim da vida com diferentes meios, sempre se adaptando à sua condição de saúde. Uma de suas obras mais importantes e originais foi a Capela do Rosário para o Convento Dominicano, em Vence, da qual Matisse projetou cada detalhe, incluindo as vestes dos sacerdotes. Sua obra está presente nos museus e na maior parte das grandes coleções de Arte Moderna do mundo. Em 2009, a Pinacoteca do Estado de São Paulo realizou a primeira exposição individual do artista em nosso país.
BENEZIT VOL.7, PÁG. 259; ITAU CULTURAL; JULIO LOUZADA, VOL.6, PÁG. 696; VOL. 10, PÁG.569; www.pinacoteca.org.br; DICIONÁRIO OXFORD DE ARTE – MARTINS FONTES.
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067 - JOÃO BAPTISTA DA COSTA - (1865 - 1926)
LL " Teresópolis " - osm - 33 x 41 - cid e d
Com dedicatória. -Pintor e professor fluminense, de origem humilde, galgou com sabedoria e singular talento os degraus do sucesso no cenário das artes plásticas nacional. Aluno da Academia Imperial de Belas Artes-RJ, onde ingressou em 1885, já no ano seguinte obtinha, nessa condição, medalha de ouro. Foi aluno de Zeferino da Costa e Rodolfo Amoedo. Foi premiado diversas vezes, inclusive com viagem à Europa, onde desenvolveu a sua arte. Foi professor na ENBA até a sua morte. Sobre sua obra, escreveu Gonzaga Duque, no estudo que lhe dedicou, e publicado em 1929: "... A sua arte arrasta-nos ao seu cenário, prende-nos no seu ambiente, leva-nos a participar da emoção de seus tipos".
JULIO LOUZADA, VOL 10, pág, 239; PONTUAL, págs. 61 e 62; TEIXEIRA LEITE, págs. 62 a 65; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 443; ARTE NO BRASIL, pág. 556; F. ACQUARONE, pág. 141. |
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068 - GIUSEPPE PERISSINOTTO - (1881 - 1965)
LL Natureza morta - ost - 50 x 62 - cid
Nascido em Musile, Veneza, Itália, veio para o Brasil ainda criança e cuja família radicou-se no interior de São Paulo. Fez estudos de pintura na Academia de Belas Artes de Veneza, para onde retornou aos dezoitos anos, prosseguindo para Florença e demais centros de arte da Itália onde se aperfeiçoou; retornou a cidade de São Paulo em 1912, dedicando-se exclusivamente a sua pintura que sempre teve como tema paisagens, marinhas naturezas mortas e figuras. Expôs em várias capitais do Brasil, com sucesso de crítica e público; foi um dos idealizadores do SPBA, ao lado de Souza Pereira e outros.
ITAÚ CULTURAL, Acervo FIEO. |
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069 - FULVIO PENNACCHI - (1905 - 1992)
LL Madona - a e g - 6 x 6 - cie - 1976
Nasceu em 27 de dezembro na cidade de Villa Collemandina, na Itália, e fixou-se no Brasil desde 1929, após ter estudado em Florença, e haver-se diplomado em pintura pela Academia Real de Pintura de Lucca. Pennacchi integrou a Familia Artística Paulista. Muralista de inspiração pré-renascentista, sua pintura é sensível e pessoal de modo especial na interpretação dos grandes temas bíblicos e da vida dos santos (mercê de uma infância marcada por sólida educação religiosa Católica), e na evocação do mundo caipira. Realizada em 1973, considerado o Ano de Pennacchi, importante retrospectiva da obra deste festejado artista no MAM de São Paulo. O artista fez exposições em Milão e foi homenageado em seu país natal.
TEODORO BRAGA, pág. 192; MEC, vol, 3, pág. 365; WALMIR AYALA, vol, 2, pág. 182; PONTUAL, pág. 416; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 584; ARTE NO BRASIL, pág. 784; Acervo FIEO. |
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070 - MANOEL SANTIAGO - (1897 - 1987)
LL Paisagem - osm - 30 x 33 - cid e d
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 030 deste catálogo. |
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071 - HÉLIOS SEELINGER - (1878 - 1965)
LL " Yarras - Amazônia " - ost - 136 x 186 - cie e d - 1937
Natural do Rio de Janeiro, seu pai era alemão e sua mãe brasileira, descendentes de franceses e gregos. O artista estudou na ENBA (1892-1896), onde foi aluno de Henrique Bernardelli. Recebeu influência do artista alemão Franz von Stuck, na Academia de Belas Artes de Munique, onde ali foram seus contemporâneos Kandinsky, Paul Klee e Franz Marc. SEELINGER decorou o salão nobre do Clube Naval do Rio de Janeiro, a convite do Ministério do Marinha (1910).
PONTUAL, pág.481; TEIXEIRA LEITE, pág. 466; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 431; ARTE NO BRASIL, pág. 574. |
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072 - HEITOR DOS PRAZERES - (1898 - 1966)
LL Pierro com foliões - ose - 41 x 41 - cid - 1964 - Rio
Com autenticação da família do artista, na pessoa do curador da obra, Sr. Heitor dos Prazeres Filho. -Compositor e pintor, iniciou-se na pintura em 1937. São seus temas preferidos o samba, favelas cariocas, mulatas e malandros. Participou da I Bienal de SP (1951), sendo nela premiado. Mostrou a sua obra em diversas exposições, no Brasil e no exterior.
JULIO LOUZADA, vol.11, pág.247; MEC. Vol.3, pág.400; WALMIR AYALA. Vol.2, pág.194; TEIXEIRA LEITE, pág.408; PONTUAL, pag.439; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág.810; LEONOR AMARANTE, pág. 266; 673; Acervo FIEO. |
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073 - ABRAHAN PALATNIK - (1928)
LL Coruja - m em ac - h = 13 - as.
Artista cinético, pintor, desenhista, natural de Natal, RN. Em 1932, muda-se com a família para a região onde, atualmente, se localiza o Estado de Israel. Inicia seus estudos de arte no ateliê do pintor Haaron Avni e do escultor Sternshus e estuda estética com Shor. Freqüenta o Instituto Municipal de Arte de Tel Aviv. Retorna ao Brasil em 1948, e se instala no Rio de Janeiro. Convive com os artistas Ivan Serpa, Renina Katz e Almir Mavignier. Em 1954, integra o Grupo Frente, ao lado de Ivan Serpa, Ferreira Gullar, Mário Pedrosa, Franz Weissmann, Lygia Clark e outros. Desenvolve a partir de 1964 os Objetos Cinéticos, um desdobramento dos cinecromáticos, mostrando o mecanismo interno de funcionamento e suprimindo a projeção de luz. O rigor matemático é uma constante em sua obra, atuando como importante recurso de ordenação do espaço. É considerado internacionalmente um dos pioneiros da arte cinética.
ITAUCULTURAL
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074 - CARLOS FIGUEIRA - (XX)
LL Casario - a - 34 x 22 - cid - 1929 - Rio
Desenhista e pintor ativo no Rio de Janeiro onde participou do Salão Municipal de Belas Artes (1949) e do Salão do Mar (1968). MEC, VOL. 2; PÁG. 173.
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075 - EUGÊNIO DE PROENÇA SIGAUD - (1889 - 1979)
LL " Trabalhadores " - ose - 16 x 22 - cid - 1972
Estudou desenho na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro com Modesto Brocos, formando-se em arquitetura em 1932, nessa mesma escola. A partir de 1935, dedicou-se à pintura mural e, de 1937, à pintura de temas sociais, com predominância de motivos de operários em construção e trabalhadores rurais. Caracteriza-se por uma grande versatilidade técnica, sendo dos raros pintores brasileiros a utilizar, lado a lado, o óleo, a têmpera e a encáustica, além da aquarela e do guache. Participou do Núcleo Bernardelli.
PONTUAL, pág. 489; MEC, vol. 4, pág. 243; TEIXEIRA LEITE, pág. 475 e 476; WALMIR AYALA, vol. 2, pág. 324 a 327; ITAU CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 579; ARTE NO BRASIL, pág. 763, Acervo FIEO. |
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076 - FRANCISCO COCULILO - (1895 - 1978)
LL Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos - osm - 33 x 41 - cid - Rio
Paisagista nascido no Rio de Janeiro, aluno de Luiz Graner. Realizou exposições individuais em várias cidades brasileiras.
Catálogo de Exp. de Paisagem Brasileira - MEC-MNBA/Rio/1944; MEC, vol. 1, pág. 40; TEODORO BRAGA, pág. 73; WALMIR AYALA, vol. 1, pág. 208; JULIO LOUZADA, vol. 11, pág. 74; Acervo FIEO. |
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077 - ARTHUR LUIS PIZA - (1928)
LL " Lucarne " - grav. 164/200 - 47 x 33 - cid
Reproduzido sob o n.° 168 do livro " Piza - catalogue général de l'oeuvre gravé ". -Gravador e pintor paulista, foi aluno de Gomide, está radicado em Paris desde 1953, mas tem exposto regularmente no Brasil e na Europa com grande sucesso de crítica e venda.
MEC, vol. 3, pág. 422; PONTUAL, pág. 428/29; JÚLIO LOUZADA, vol. 11, pág. 250; ITAU CULTURAL; ARTE NO BRASIL, pág. 855; LEONOR AMARANTE, pág. 75; Acervo FIEO. |
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078 - DURVAL PEREIRA - (1918 - 1984)
LL Casario - ost - 92 x 61 - cid
Nascido e falecido em São Paulo, DURVAL PEREIRA foi pintor e professor ativo em São Paulo. Premiado com a Menção Honrosa no SPBA em 1944, passou a viver exclusivamente da pintura. Pintava ao ar livre aos domingos com os pintores Salvador Rodrigues, Salvador Santisteban, Cirilo Agostinho, Jaime Dinis, Djalma Urban, Innocencio Borghese, e outros. Premiado praticamente em todos os Salões de que participou. Recebeu ao todo, 15 comendas das mais importantes do Brasil. Nos últimos três anos de sua vida, recebeu todos os Primeiros Prêmios e Medalhas de Ouro nas exposições de Paris, Rouen, Lyon, Roma, Miami e Milão.
MEC, vol. 3, pág. 368; JULIO LOUZADA, vol. 1, págs. 749/750/751. ITAU CULTURAL; Acervo FIEO. |
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079 - LIVRO -
LL -
MAYER - International Auction Records, 7 volumes de 1991 a 1996. - |
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080 - SALVADOR SANCHES BARBUDO - (1858 - 1917)
LL " Os primeiros passos " - osm - 28 x 50 - cid - 1909
- Reproduzido no convite deste leilão. - Moldura no estado. Reproduzido em catálogo de leilão da Sotheby's realizado em 24/10/2006 - Nova Iorque. -Espanhol de Sevilha, BARBUDO estudou com o pintor José Villegas. Após, fixou residência em Roma, Itália, onde foi ativo. Participou em 1895 do Salão de Artistas Franceses, e expôs no Salão de Munique, em 1909. Os museus de Barcelona e Triste tem obras suas em acervo.
BÉNEZIT vol. 1 pág. 436 - Art Price 2000 pág. 2207 |
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081 - CLAUDIO TOZZI - (1944)
LL " Papagalia " - ase - 60 x 40 - cid e d - 1982
Pintor, arquiteto e gravador paulista com diversas exposições e participações em salões e bienais no Brasil e no exterior. Dedicou-se inicialmente à colagem e à gravura, numa utilização crítica das histórias em quadrinhos; numa fase posterior passou a criar múltiplos tridimensionais e a efetuar pesquisas em torno dos efeitos ópticos.
WALMIR AYALA vol.2, pág.388/9; PONTUAL, pág.525/6; TEIXEIRA LEITE, pág. 512; ARTE NO BRASIL vol.2, pág.1059; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 740; LEONOR AMARANTE, pág. 170; Acervo FIEO.
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082 - NERÃO - (ANTONIO JOAQUIM NERY) - (1903 - 1997)
LL " A Favela e o Jokei Club Cidade Jardim " - ost - 38 x 46 - cid - 1985
Pintor primitivo, de singular criatividade em seus temas, expôs no MASP, tendo sido apresentado em catálogo pelo saudoso P. M. Bardi, que o considerava depois de José Antonio da Silva, o melhor pintor primitivo brasileiro,tendo inclusive realizado uma exposição individual do autor no MASP - SP.
JULIO LOUZADA, vol. 2 pág. 715, Acervo FIEO.
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083 - J. CARLOS - (1884 - 1950)
LL Capa para Revista Para Todos - dn e g - 35 x 26 - cid
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 042 deste catálogo. |
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084 - EMANOEL ARAÚJO - (1940)
LL Composição - e em f - h = 32 - as. - 1990
Gravador e escultor, o baiano Emanuel Araújo estudou com Henrique Oswald e expõe individualmente desde 1960, já tendo mostrado sua obra em inúmeras cidades do Brasil, Europa, Estados Unidos e Extremo Oriente. Foi Diretor da PINACOTECA do Estado de São Paulo, cujo cargo exerceu com extrema competência.
TEIXEIRA LEITE, pág. 190; MEC, vol. 2, pág. 143; PONTUAL, pág. 37; JULIO LOUZADA, vol 1, págs. 68/69 e vol. 11, pág. 18; ITAU CULTURAL; ARTE NO BRASIL, pág. 846; WALTER ZANINI, pág. 770; Acervo FIEO. |
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085 - ANTONIO MAIA - (1928 - 2008)
LL Ex-voto - ast - 46 x 65 - d - 1969
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 048 deste catálogo. |
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086 - ANTONIO BANDEIRA - (1922 - 1967)
LL Nu - tm - 11 x 8 - n/as.
Com carimbo e declaração do Leilão do Espólio de Antonio Bandeira realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no período de 1 a 10 de Dezembro de 1969 pelo Leiloeiro Ernâni lote 78, assinado pelo Secretário Executivo do MAM/RJ Brandão Reis. -Grande pintor brasileiro, nascido em Fortaleza, Ceará e falecido em Paris onde viveu a maior parte de sua curta e rica vida. Começando figurativo, num estilo expressionista, adotou, já em França, um não figurativismo lírico, algo à maneira do grande Wols, seu amigo que iria manter até o precoce fim. É um dos pioneiros da arte abstrata no Brasil.
BENEZIT, vol.1, pág.415; MEYER/87, pág.606; MEC, vol.1, págs.159,160 e 167; PONTUAL, págs. 48 e 49; WALMIR AYALA, vol.1, págs. 71 a 74; TEIXEIRA LEITE, pág. 52 a 54; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 637; ARTE NO BRASIL, pág. 599; LEONOR AMARANTE, pág. 34; Acervo FIEO. |
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087 - ANATOL WLADISLAW - (1913 - 2004)
LL Composição - dn - 16 x 20 - cid - 1950
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 036 deste catálogo. |
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088 - SAMSON FLEXOR - (1907 - 1971)
LL Composição - g - 40 x 30 - cid - 1954
Pintor nascido na Romênia, estudou em Paris, onde fez em 1927 sua primeira individual, radicando-se em 1946 em São Paulo, onde faleceu. Foi um dos pioneiros do abstracionismo no Brasil, tendo criado em 1948 o Atelier Abstração. Em 1968 sua obra foi objeto de importante retrospectiva no MAM-RJ.
BENEZIT vol. 4, pág. 402; WALMIR AYALA, vol. 1, pág. 313/4; TEIXEIRA LEITE, pág. 198; PONTUAL, pág. 217/8; MEC, vol. 2, pág. 179 e 180; ITAU CULTURAL; ARTE NO BRASIL, pág. 917; LEONOR AMARANTE, pág. 75; WALTER ZANINI, pág. 643, Acervo FIEO. |
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089 - BAJADO - (1912 - 1996)
LL " Bumba meu boi " - ose - 33 x 57 - cid e d - 1977
Natural de Maraial-PE, onde nasceu a 9 de dezembro de 1912, falecendo na cidade de Olinda, no dia 15 de Novembro de 1996. Viveu e foi ativo nas cidades de Recife e Olinda, onde era Cartazista e Pintor de Alegorias para Carnavais. Expôs individualmente em 1990 e 1992. Coletivamente expôs em São Paulo (mostra Tradição e Ruptura), Rio de Janeiro e Paris. Postumamente foram realizadas outras mostras de sua obra. "A matéria-prima de Bajado é o povo de Olinda, com seus costumes, sofrimentos e alegrias; ele os interpreta com bom-humor, em meio a uma atmosfera carnavalesca a que nem sequer faltam, por vezes, a nota fescenina, mulheres de maiô e as sereias praianas, de anatomia desengonçada e tão pouca sensualidade a olhos não-sertanejos. E quando pinta para açougues, neles figura touros enormes, ´bichos que se desgastaram no caminho desde as grutas de Lascaux e Altamira até o sujo matadouro de Peixinhos, e que são mais parentes que propriamente consumo desta população pobre´. " José Roberto Teixeira Leite, na obra abaixo.
TEIXEIRA LEITE, pág.51; JULIO LOUZADA, vol.2, pág.96. |
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090 - RAIMUNDO CELA - (1890 - 1954)
LL " Peixeiro - Canto do Rio - Niteroí/RJ " - osm - 39 x 34 - cid e d - 1947
- Reproduzido no convite deste leilão. - Estudo do quadro de mesmo título reproduzido na pág. 237 do livro " Raimundo Cela 1890-1954 " Edições Pinakotheke. Reproduzido na capa do catálogo do Grande Leilão de Agosto de 1988, Organização Paulo Puglisi Galeria de Arte - Leiloeiro Roberto Castelli-SP. Com a seguinte inscrição no dorso: " 'Estudo' Canto do Rio-Niteroí 1947 ". -Pintor, desenhista, gravador e professor, Raimundo Cela nasceu em 19/7/1890, na cidade cearense de Sobral, e faleceu em Niterói, RJ, no dia 6/6/1954. Sempre fiel a temática nordestina, suas telas retratam movimentadas cenas de pesca, jangadeiros, mares bravios e as luminosas praias de Fortaleza.
JULIO LOUZADA, vol 13, pág. 80; MEC, vol. 1, pág. 395; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 637; ARTE NO BRASIL, pág. 837; F. ACQUARONE, pág. 215. |
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091 - AGUSTIN SALINAS Y TERUEL - (1862 - 1915)
LL Paisagem - osm - 14 x 24 - cie - Roma
Com inscrições no dorso. -Pintor espanhol, fez seus estudos em Madrid e Roma, esteve no Brasil no início do século.
BENEZIT, vol. 9, pág. 249; BOLAFFI, vol. 12, pág. 305; MAYER/84, pág. 1156; TEODORO BRAGA, pág. 210; ANUAIRE DES COTES INTERNATIONAL, pág. 1728; ART PRICE ANNUAL 2000, pág. 2202. |
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092 - CARMÉLIO CRUZ - (1924)
LL Mulher e pássaro - tm - 26 x 20 - cid - 1976 - Rio
Natural de Canindé, CE. Pintor e desenhista iniciou suas atividades artísticas em sua terra natal. De 1947 a 1950 lecionou desenho no Rio, na Associação Brasileira de Desenho. Fixou-se em São Paulo a partir de então, participando de diversas Bienais até 1967 e nos SNAM, de 1959 a 1963, recebendo diversas premiações. Expôs individualmente em diversas cidades do País. Sobre sua obra, assim se referiu Theon Spanudis (1965): "Partindo de algumas experiências plásticas de Paul Klee, desenvolveu nos últimos anos uma pintura sui-generis, que se caracteriza pelo feliz casamento de dois elementos diferentes, senão opostos (...) Um elemento rítmico, linear que invade a tela e a subdivide em segmentos rítmicos, e um elemento cromático, difuso", encontrando nas suas obras "evocações poéticas de muros antigos, muros abandonados, muros com musgo, e a melancolia de cidadezinhas do interior (...) com seus humildes casebres ritmicamente seriados."
MEC, vol. 1, pág. 498; PONTUAL, pág. 152; WALMIR AYALA, vol. 1, págs. 224/226; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 697; LEONOR AMARANTE, pág. 18; Acervo FIEO. |
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093 - MANUEL EUDÓCIO - (1931)
LL Bumba meu boi - e em br pol. - h = 78 - as.
Manuel Eudócio Rodrigues, natural de Alto do Moura, próximo a Caruaru, (PE). Começa a modelar o barro da mesma maneira como as demais crianças criadas em ambientes oleiros no Brasil: observando os parentes próximos e fazendo animaizinhos de brincadeira. Em 1949, conhece Mestre Vitalino quando este se transfere para o Alto do Moura, tornando-se então seu discípulo. Assim como Zé Caboclo, seu cunhado, inicialmente produzia esculturas em barro natural. Influenciado pelo mercado, passa a pintar parcialmente as peças com tintas fortes e coloridas. Apaixonado pela "arte de boneco", criou um grande repertório de figuras: cangaceiros, casais de noivos a cavalo, maracatus e Bumba-meu-boi. É considerado um dos primeiros ceramistas da localidade onde nasceu e vive até hoje. Casado, teve nove filhos, dos quais cinco seguiram-lhe o ofício. |
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094 - SAUL STEINBERG - (1914 - 1999)
LL Figura - dn - 30 x 20 - cid
Desenhista, pintor, gravador, ilustrador, cartunista, escultor, natural da Romênia. Estudou Filosofia em Bucareste, Romênia e Arquitetura em Milão, Itália. Nos anos 30 publicou seus cartuns na revista italiana Bertoldo. Em 1940, seus desenhos começam a aparecer nas revistas Life e Harper’s Bazaar. Vai para os Estados Unidos em 1941 e passa a publicar, regularmente, seus trabalhos na revista The New Yorker por quase 60 anos, além de se dedicar intensamente às diversas formas de expressão. A primeira exposição de seus trabalhos se deu em Nova York, em 1943. E várias outras aconteceram por museus da Europa e Estados Unidos, inclusive no Museu de Arte de São Paulo, São Paulo. Uma retrospectiva de sua obra foi realizada no Museu Whitney de Arte Americana, em Nova York (1978) e uma póstuma no Instituto de Arte Moderna, em Valencia - Espanha (2002). BENEZIT, VOL. 9, PÁG. 805; MEC, VOL. 4, PÁG. 341; www.saulsteinbergfoundation.org; www.artcyclopedia.com/artists; www.britannica.com.
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095 - RUBEM VALENTIM - (1922 - 1991)
LL " Emblema - 84 " - ast - 50 x 35 - d - 1984 - Brasília
Baiano de Salvador, autodidata, Rubem Valentin pinta desde meados de 1940. Sua primeira coletiva foi em 1949, no Salão Baiano de Belas Artes, do qual participaria outras vezes, recebendo premiações. Viveu no Rio de Janeiro e na Europa, fixando residência permanente em Brasil, DF, há mais de 20 anos. O artista assim explicava a sua arte: "Minha linguagem plástico-visual signográfica está ligada aos valores míticos profundos de uma cultura afro-brasileira (mestiça-animista-fetichista). Com o peso da Bahia sobre mim - a cultura vivenciada; com o sangue negro nas veias - o atavismo; com os olhos abertos para o que se faz no mundo - a contemporaneidade; criando os meus signos-símbolos procuro transformar em linguagem visual o mundo encantado, mágico, provavelmente místico que flui continuamente dentro de mim".
PONTUAL, pág.532; WALMIR AYALA, vol.2, págs.395 a 397; TEIXEIRA LEITE, pág.517; MEC, vol.4, pág.443; JULIO LOUZADA, vol.11, pág.330; ITAU CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 682; ARTE NO BRASIL, pág. 874; LEONOR AMARANTE, pág. 257, Acervo FIEO. |
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096 - WEGA NERY - (1912 - 2007)
LL Paisagem - ost - 33 x 46 - cie - 1950
Natural de Corumbá-MT, estudou desenho e pintura na Escola de Belas Artes em São Paulo entre 1946 e 1949. Nos anos 50, aperfeiçoou estudos com Joaquim da Rocha Ferreira, Yoshiya Takaoka e Samson Flexor. Participou do Grupo Guanabara em 1952 e do Atelier-Abstração, liderado por Samson Flexor, em 1953. Expõs individualmente a partir de 1955. Recebeu o prêmio de melhor desenhista nacional em 1957 e o prêmio aquisição nacional em 1963.
PONTUAL, pág. 551; TEIXEIRA LEITE, pág. 541, JULIO LOUZADA vol.9, pág. 919; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 682; ARTE NO BRASIL, pág. 942; LEONOR AMARANTE, pág. 57. |
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097 - MARCELO GRASSMANN - (1925)
LL Guerreiro - dn e ag - 50 x 67 - cid - 2007
Desenhista, gravador, ilustrador, pintor, escultor e professor, nasceu em São Simão, SP. Estuda fundição, mecânica e entalhe em madeira na Escola Profissional Masculina do Brás, SP. Passa a realizar xilogravuras a partir de 1943. Atua como ilustrador do Suplemento Literário do ‘Diário de São Paulo’, do ‘O Estado de S. Paulo’ e do ‘Jornal do Estado da Guanabara’. Quando reside no Rio de Janeiro, a partir de 1949, freqüenta os cursos de gravura em metal, com Henrique Oswald e de litografia, com Poty, no Liceu de Artes e Ofícios. Em Salvador (1952), trabalha com Mario Cravo Júnior. .Recebe o prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Arte Moderna (1953) e vai para a Academia de Artes Aplicadas, em Viena. Passa a dedicar-se principalmente ao desenho, à litografia e à gravura em metal. Em 1969, sua obra completa é adquirida pelo governo do Estado de São Paulo, passando a integrar o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo . Em 1978, a casa em que nasceu, em São Simão, é transformada em museu e tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo - Condephaat. Participou de muitas exposições e das Bienais de: São Paulo (1951 a 1961, 1967, 1969, 1979, 1985, 1989); Veneza (1950, 1956, 1958, 1962); Paris (1959). Principais prêmios: Bienal de São Paulo (1951, 1955, 1957, 1959, 1967); Bienal de Veneza (1950, 1956, 1958,1962); Bienal de Paris (1959). PONTUAL, PÁG. 249; MEC, VOL. 2, PÁG. 281 E 282; ITAU CULTURAL; JULIO LOUZADA, VOL.1, PÁG. 439; VOL. 5, PÁG. 453; VOL. 9, PÁG. 383.
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098 - CARYBÉ - (1911 - 1997)
LL Feira - v - 50 x 35 - cid - 1983
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 039 deste catálogo. |
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099 - NIOBE XANDÓ - (1915 - 2010)
LL Máscara - spray - 50 x 40 - csd
Pintora e desenhista natural de Campos Novos Paulista-SP. Foi ativa em São Paulo-SP. Autodidata, freqüentou o ateliê de Raphael Galvez a partir de 1946. Dentre as várias fases de sua obra merecem destaque as Flores Fantásticas, as Máscaras de origens africana e indígena, O Letrismo, o Mecanicismo e o Abstracionismo Geométrico. Participou de várias Bienais Nacionais e recebeu mais de 20 prêmios em Salões de Arte. Participou de mais de 100 exposições nacionais e internacionais e mereceu mais de 100 textos de críticos renomados. Em 2004 teve uma grande mostra antológica no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Em 2007 teve uma exposição retrospectiva fantástica e merecida na Pinacoteca do Estado de São Paulo. JULIO LOUZADA, vol. 12, pág. 435; PONTUAL, pág. 554; WALTER ZANINI, pág. 717; Acervo FIEO; TEIXEIRA LEITE; BENÉZIT; BARDI, Pietro Maria. Profile of the New Brazilian Art. São Paulo. 1970; SCHENBERG, Mário. Pensando a Arte. São Paulo. 1988. Acervo FIEO. |
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100 - RUBENS GERCHMAN - (1942 - 2008)
LL " Ar " - osc - 61 x 46 - cid - 1967
- Reproduzido no convite deste leilão. - Participou de exposição individual do artista realizada na Galeria de Arte 'Arte' - São Paulo em 1967 , de Ralph Camargo e Giuseppe Baccaro. -Importante artista, foi representante da vanguarda da arte brasileira. Pintor, desenhista e gravador, frequentou o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (1957/8) e a antiga ENBA (1959-1962), estudando xilogravura com Adir Botelho. Participou dos XIX e XXI SPar.BA (1962-1964 / com prêmios), XI, XIII, XIV, XV e XVI SNAM (entre 1962-1967), além de inúmeros outros salões e mostras oficiais no Brasil e no exterior.
JULIO LOUZADA vol. 13 pág. 148; PONTUAL, pág. 235; TEIXEIRA LEITE, "in" A GRAVURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 734; ARTE NO BRASIL, pág. 974; LEONOR AMARANTE, pág. 143, Acervo FIEO. |
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101 - LIONELLO BERTI - (1927 - 1976)
LL Prédios - ost - 70 x 100 - cid
Natural de Florença, Itália, onde fez seu aprendizado com Ottone Rosai na Academia de Belas-Artes de Florença. No Brasil desde 1957 (Rio de Janeiro, depois Ribeirão Preto-SP, onde faleceu), participou de diversas coletivas, recebendo premiações. Sua obra tem estilo expressionista.
TEIXEIRA LEITE, pág. 74; JULIO LOUZADA, vol. 1, pág. 84. |
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102 - ROBERTO BURLE MARX - (1909 - 1994)
LL Estudo para o Fuzileiro Naval - dn - 52 x 39 - cse - 1938
Reproduzido sob o n.° 120 em catálogo de leilão de Renot - São Paulo. -Pintor, arquiteto-paisagista, desenhista, decorador, artesão de jóias, tapeceiro e litógrafo, nascido em São Paulo-SP. Em 1913 muda-se com a família para o Rio de Janeiro, estudando arquitetura a partir de 1927 na antiga Escola Nacional de Belas Artes. A partir de 1931 trava conhecimento e desfruta da amizade dos modernistas, como Mario de Andrade, Anibal Machado, Guignard, Murilo Mendes, Tarsila, Oswald de Andrade, entre outros. Artista de méritos, ocupa lugar de destaque na cultura nacional.
PONTUAL, pág. 94; TEIXEIRA LEITE, pág. 93; MEC. vol.1, pág.303; ITAU CULTURAL; WALTER ZANINI, pág.564; ARTE NO BRASIL, pág. 738; LEONOR AMARANTE, pág. 98. |
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103 - ALFREDO CESCHIATTI - (1918 - 1989)
LL Banhista - e em b - h = 150 - b - 1967
Com certificado de autenticidade. Peça com cachê da Fundição Zani, certificado do fundidor e nota fiscal de compra emitida em 1994. Ex-coleções: Alfredo Ceschiatti; B75 - Concorde Galeria de Arte Ltda - Rio de Janeiro; Fernando Hermanny - Rio de Janeiro. -Natural de Belo Horizonte. Escultor, desenhista e professor. Passou a frequentar a antiga ENBA em 1940, depois de uma viagem à Europa, especialmente Itália, iniciada em 1938. Na Divisão Moderna do SNBA recebeu, como escultor as medalhas de bronze (1943) e de prata (1944), bem como o prêmio de viagem ao estrangeiro (1945), com o baixo-relevo para a Igreja de São Francisco de Assis, da Pampulha, em Belo Horizonte e, como desenhista, a medalha de prata (1945). Esteve mais uma vez na Europa entre 1946 e 1948, anos em que realizou exposição individual no Instituto dos Arquitetos do Brasil (GB). Figurou na II BSP e no II SNAM, em 1953. Fazendo parte da equipe que, em 1956, venceu o concurso de projetos para o Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial (GB), ali executou o conjunto alusivo às três forças armadas. Integrou a Comissão Nacional de Belas Artes em 1960 e 1961, e entre 1963 e 1965, lecionou escultura e desenho na Universidade de Brasília. Quirino Campofiorito citou-o no estudo Ëscultura Moderna no Brasil"(Revista Crítica de Arte, nº único 1962). De seus trabalhos mais conhecidos destacam-se as esculturas As Banhistas e A Justiça, que se encontram, respectivamente, no lago em frente ao Palácio da Alvorada e defronte ao Supremo Tribunal Federal (Praça dos Três Poderes), em Brasília. Há ainda, obras escultóricas de sua autoria, entre outras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ministério das Relações Exteriores (Brasília) e em um edifício que Oscar Niemeyer projetou no conjunto residencial Hansa (setor ocidental de Berlim), assim como na embaixada brasileira em Moscou.
MEC, vol. 1, pág. 397; PONTUAL, pág. 127; JÚLIO LOUZADA, vol. 11, pág. 70; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 609; ARTE NO BRASIL, pág. 872. |
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104 - HÉLIOS SEELINGER - (1878 - 1965)
LL Nossa Senhora - dl e g - 34 x 25 - cid - 1955 - Rio
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 071 deste catálogo. |
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105 - MARIO ZANINI - (1907 - 1971)
LL Copos de leite - osc - 60 x 45 - cid - 1965
Com estudo no dorso. Com declaração de autoria firmado por Francisco Rebolo Gonsales. - - Ver nota sobre o autor na descrição do lote 025 deste catálogo. |
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106 - JESUS FUERTES - (1938)
LL " Frutas com mesa " - ost - 50 x 70 - cie e d - 1987
Pintor e escultor espanhol. Expôs pela 1ª vez em Berlim, conquistando o 2º prêmio no Salão Internacional dos Jovens Surrealistas Europeus, em 1955. Várias exposições entre 1954 e 1972 em Paris, Bruxelas, Nova York, Genebra, Roma, Boston, Zaragoza, conquistando em 1962, o Grande Prêmio de Roma.JULIO LOUZADA, vol. 10, pág. 361; ITAU CULTURAL. |
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107 - BENNO TREIDLER - (1857 - 1931)
LL Pão de Açucar - a - 18 x 24 - cie - 1895 - Rio
Com etiqueta da Galeria Montmartre Jorge - Rio de Janeiro, no dorso. -Natural de Berlim, Alemanha, foi pintor e cenógrafo. Fixou-se no Rio de Janeiro desde 1885. Acadêmico, foi observador minucioso da natureza. O autor foi paisagista por excelência.
LAUDELINO FREIRE, pág.388; THEODORO BRAGA, pág.232; REIS JR, pág.220; PONTUAL, pág.526; MEC. vol.4, pág.411; GONZAGA DUQUE CONTEMPORÂNEOS (1929), págs.91 a 94; TEIXEIRA LEITE, pás.512/513; ITAU CULTURAL. |
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108 - GEORGINA DE ALBUQUERQUE - (1885 - 1962)
LL Flores - ost - 55 x 66 - cid - 1941
Pintora e professora. Aos 15 anos, inicia sua formação artística com o pintor italiano Rosalbino Santoro (1858 - s.d.). Muda-se para o Rio de Janeiro em 1904, matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes - Enba e estuda com Henrique Bernardelli. Em 1906, casa-se com o pintor Lucílio de Albuquerque e viaja para a França. Em Paris, frequenta a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e ainda a Académie Julian, onde é aluna de Henri Royer. Volta ao Brasil em 1911, expõe em São Paulo e, partir dessa data, participa regularmente da Exposição Geral de Belas Artes. De 1927 a 1948, leciona desenho artístico na Enba e, em 1935, é professora do curso de artes decorativas do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal. Em 1940, em sua casa no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, funda o Museu Lucílio de Albuquerque, e institui um curso pioneiro de desenho e pintura para crianças. Entre 1952 e 1954, exerce o cargo de diretora da Enba. TEIXEIRA LEITE, págs. 15 e 16; WALMIR AYALA, vol. 1, pág. 22 a 26; TEODORO BRAGA, pág. 107; REIS JR., pág. 370; PRIMORES DA PINTURA NO BRASIL, vol. 1, págs.17 e 141; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 455; ARTE NO BRASIL, pág 574; Acervo FIEO. |
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109 - ARLINDO CASTELANE DI CARLI - (1910 - 1985)
LL Interior - ost - 40 x 50 - cid
Ex-coleção Lucydio Ceravolo - São Paulo. Com número 888 do Atelier do artista, no dorso. -
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 044 deste catálogo. |
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110 - CÂNDIDO PORTINARI - (1903 - 1962)
LL Abstrato - osm - 26 x 30 - cid - C. 1939
- Reproduzido no convite deste leilão e no caderno Ilustrada do Jornal "Folha de São Paulo" de 24/05/2010. - Assinado pelo Projeto Portinari. Com autenticação de Maria Victoria Portinari datada de Maio de 1980, no dorso. Registrado no Projeto Portinari sob o n.° 1073 FCO (82). Reproduzido na pág 85 do livro " Cândido Portinari: Catálogo Raisonné (Rio de Janeiro: Projeto Portinari-Petrobras, 2004), volume 2 ". Reproduzido na pág. 92 do livro " Sob um céu tropical ", edição James Lisboa Escritório de Arte 2009 - São Paulo. -Nasceu na cidade paulista de Brodósqui, e faleceu no Rio de Janeiro. Artista desde sua infância ( desenhava desde 5 anos), abraçou a arte pelo resto vida. Reconhecido nacional e internacionalmente, conheceu e desfrutou a glória ainda vivo. Desenhista, pintor e muralista, Portinari a exemplo dos grandes vultos da nossa história, deixa-nos um legado precioso de arte e cultura.
BENEZIT, vol.8, págs. 440 e 441; REIS JUNIOR, págs. 383/386; TEODORO BRAGA, págs. 195/196; PONTUAL, págs. 432/433/434; MEC, vol.3, págs 427 a 429; MAYER.89, pág.1327; ITAÚ CULTURAL; WALTER ZANINI, pág. 550; ARTE NO BRASIL, pág. 571; LEONOR AMARANTE, pág. 12; F. ACQUARONE, pág. 241. |
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111 - PENG BO - (XX)
LL " Composição " - ast - 40 x 50 - cie e d - 2008
Pintor com diversas participações em exposições individuais e coletivas. E participações em Salões Oficiais pelo Brasil.
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112 - DAREL VALENÇA LINS - (1924)
LL Composição - grav. 33/50 - 50 x 35 - cid - 1962
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 018 deste catálogo. |
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113 - ALBERTO MATTERA - (1925)
LL Barcos - ostcm - 60 x 63 - cie
Pintor natural do Rio de Janeiro. Interessou-se pela pintura desde os treze anos de idade, época em que foi trabalhar na Casa Cavaliére, no Rio de Janeiro, local onde artistas se reuniam. Aos dezenove anos começava a esboçar, às escondidas, seus primeiros trabalhos, entusiasmado e influenciado pelos pintores com os quais convivia. Travou conhecimento com Portinari, Di Cavalcanti, Pancetti, Djanira e outros. Participou do Salão da Sociedade Brasileira de Belas Artes (1953); Salão Fluminense de Belas Artes, em Niterói-RJ (1966), tendo conquistado Medalha de Prata; Salão Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro (1968 e 1972), tendo sido premiado, no último, com Medalha de Bronze. Realizou uma exposição individual em Brasília, em 1987. JULIO LOUZADA, VOL. 3, PÁG. 713; VOL. 4, PÁG. 707; VOL. 13, PÁG. 217. |
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114 - ITAJAHY MARTINS - (XX)
LL " Cavalos de sonhos " - xilo. 23/50 - 46 x 46 - cid - 1979
Pintor e gravador paulistano. "O trabalho de Itajahy Martins tem assuntos simples, como peixes, casarios, cavalos, rinhas de galo. Tudo simples, do cotidiano, num registro figurativo onde aparece a meditação do artista, o seu longo domínio das formas e da composição." (Jacob Klintowitz). Começou a expor em São Paulo, no Salão Paulista de Belas Artes de 1955, quando recebeu a Grande Medalha de Prata, além de inúmeras Menções Honrosas; em 1965, expôs no Brazilian-American Cultural Institute, em Washington, EUA; e, em 1980, no MASP-SP.
JULIO LOUZADA, vol. 3 pág. 699. |
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115 - JOSÉ QUIRINO - (1908 - 1998)
LL Preto velho - ost - 50 x 40 - cid - 1974
Nasceu em Nova Granada-SP e faleceu em São Paulo-SP, em novembro de 1998. O pintor estudou com o professor C. Biancardi, tendo cursado modelo vivo na APBA com Cymbelino de Freitas, Edmundo Migliaccio entre outros. Foi fundador da Academia Paulista de Belas Artes, juntamente com Arlindo Castellani, Vicente Caruso, Durval Pereira, Nicla Petti, Rio Pinto..
JULIO LOUZADA, vol. 12, pág. 331
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116 - JOSÉ SABÓIA - (1949)
LL Colheita - ost - 40 x 60 - cid
Nascido em Almadina (BA). Indo para o Rio de Janeiro em 1967, começou a pintar no ano seguinte, passando a expor seus trabalhos na Feira Hippie de Ipanema. Sua primeira individual deu-se em Fortaleza em 1970; a partir de então, tem exposto com freqüência no Rio de Janeiro e em São Paulo. A pintura de Sabóia partiu de uma raiz eminentemente popular, tendo atingido depois um rebuscamento que se traduz no caprichoso desenho de linhas recurvas, na pincelada lisa, impessoal, no colorido reduzido a três ou quatro tons básicos e na composição, dotada daquele inconfundível horror vacui dos ingênuos.
JULIO LOUZADA vol. 11, pág. 278; ARTE NAIF NO BRASIL, pág. 228; ITAÚ CULTURAL, Acervo FIEO. |
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117 - NOEMIA MOURÃO - (1912 - 1992)
LL Ouro Preto - dn - 50 x 38 - cid - 1945
Pintora e desenhista. Assina Noemia. Realizou sua primeira individual em 1934, no Rio de Janeiro. Residiu na Europa de 1934 a 1940, frequentando em Paris as academias de la Grande Chaumière e Ranson. Expôs em Montevideu e Buenos Aires. Foi citada por REIS JUNIOR e TEODORO BRAGA. Foi aluna (1932) e mulher (1933) de Di Cavalcanti.
MEC vol.3, pág. 265; WALMIR AYALA vol.2, pág.135; PONTUAL, pág. 375; TEIXEIRA LEITE, pág. 356; ITAU CULTURAL; ARTE NO BRASIL, pág. 684. Acervo FIEO. |
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118 - LUCIA PY - (1923)
LL " Mulheres e potes série verde " - ost - 60 x 50 - cid e d - 1977
Pintora paulistana com diversas participações em exposições individuais e coletivas e com premiações em salões oficiais. JULIO LOUZADA, vol. 1, pág. 793. |
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119 - MARCIO SCHIAZ - (1965)
LL " Mariana " - ost - 40 x 50 - cie e d - 2007
Paulistano, o pintor nasceu em 10/5/1965. Estudou na APBA-SP, onde desenvolveu curso de desenho e pintura, frequentado sessões de modelo vivo. Individuais desde 1989 e coletivas em Salões Oficiais, com sucesso de crítica. Recebeu diversos prêmios.
JULIO LOUZADA, vol.13, pág. 304; Acervo FIEO. |
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120 - MILTON DACOSTA - (1915 - 1988)
LL Venus e pássaro - ser. 95/100 - 38 x 50 - cid - 1977
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 064 deste catálogo. |
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121 - NAOTOSHI KINOSHITA - (XX)
LL Composição - ast - 50 x 65 - cid
Pintor japonês, formado no Japão, em Osaka, onde realizou exposições individuais e coletivas, como membro da Associação Nikka daquele país. Radicado no Brasil, realizou exposição individual na Galeria São Luis, em São Paulo (1961).
MEC vol.2, pág.407; JULIO LOUZADA, vol. 1, pág. 510. |
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122 - VANICE AYRES LEITE - (1947)
LL Banda - tm - 45 x 32 - cid - 2008
Mineira de Belo Horizonte, é graduada em desenho e artes gráficas pela Escola de Belas Artes da UF-MG. Participando de diversas coletivas, inclusive Bienais de pintura primitiva, recebeu premiações. Mestra em seu trabalho com nanquim, Vanice Ayres Leite oferece obras diferenciadas. Seus bares com alegria contagiante, trabalhadores rurais em integração ao meio e críticas sociais e de costumes bem-humoradas traçam um perfil do povo mineiro e brasileiro em cores predominantemente quentes e repletas de rostos que mostram, acima de tudo, alegria de viver, por mais difícil que a realidade se apresente.Sobre a sua obra assim se manifestou a premiada artista Yara Tupinambá: " ... o movimento da figura humana é o grande tema de Vanice ao abordá-lo na dança, na colheita do milho e da cana, no trabalho do campo, em cenas de alegria e cor.".
ARTE NAIF NO BRASIL, pág. 238 |
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123 - RENATO CATALDI - (1909 - 1981)
LL Barcos - ose - 16 x 22 - cid e d
Pintor. Participou com freqüência de certames como o Salão Nacional de Belas Artes, onde obteve várias premiações.
MEC, vol. 1, pág. 390; JULIO LOUZADA- vol. 1, pág. 237 e vol. 11, pág. 63 |
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124 - WILSON VICENTE - (1951)
LL Paisagem - ost - 70 x 50 - cid - 1989
Pintor, natural de Cataguazes, MG, onde nasceu a 28/1/1951. Em 1991, 1992 e 1993, participa das X, XI e XII Exposições de Artistas Contemporâneos na Sociearte - SP.
JULIO LOUZADA, vol. 11, pág. 344. |
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125 - CLAUDIO TOZZI - (1944)
LL Paisagem - ser. 15/50 - 36 x 62 - cid
- Ver nota sobre o autor na descrição do lote 081 deste catálogo. |
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